quinta-feira, 17 de julho de 2014

Há buracos e muita lama no meio do caminho

Os tão sonhados serviços de saneamento básico, que melhorariam a qualidade de vida da população da cidade de Nova Cruz/RN, têm deixado até aqui marcas negativas, pelo menos no centro antigo da maior cidade da Região Agreste potiguar. As recentes obras feitas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, que visam ampliar a rede de esgotos da região urbana
novacruzense, estão dando uma verdadeira dor de cabeça para aqueles que utilizam a Rua 15 de Novembro.

Moradores e comerciantes da região central de Nova Cruz têm que conviver diariamente com a lama de odor desagradável que jorra de uma das tampas de acesso aos canos do sistema de esgoto, colocados sob a via asfáltica. Segundo informações apuradas por nossa reportagem, o líquido expelido para a rua é decorrente de ligações feitas de forma clandestinas para a rede sanitária, ainda não concluída. Alguns moradores da região alegam que águas servidas e de dejetos fecais estão correndo livremente pela antiga rua da feira-livre.

Para agravar o problema, o asfalto do local enlameado se desgastou e diversos buracos foram formados. Buracos que já tomam praticamente toda a largura da rua, dificultando o transito de veículos e o deslocamento de pedestres. Somado a isso, as aberturas asfálticas facilitam o acúmulo de lama em seu interior. Causando, assim, uma situação ainda mais desagradável para os frequentadores da Rua Grande, como também é conhecida a rua em questão.

A nossa reportagem tentou entrar em contato com a CAERN, mas nossas ligações não foram atendidas, tão pouco retornadas. A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, por sua vez, alega que a via é de custódia do Estado, por fazer parte do sistema rodoviário estadual, e nada pode fazer para atenuar a situação.

Ficamos no aguardo de que uma providência seja tomada pelas autoridades públicas competentes e que o problema seja sanado o quanto antes.