quinta-feira, 29 de março de 2012


Seca...

Falta de chuva já compromete rebanho no agreste

A pelo menos seis meses que não chove de maneira regular na Região Agreste do Rio Grande do Norte, principalmente nas cidades mais afastadas do litoral. Sem chuvas o pasto já não existe e a água nos reservatórios começa a ficar escassa. Com isso, o gado criado, que depende do capim das pastagens e da água dos reservatórios, é quem mais sofre, perde peso, fica fraco e muitos não aguentam e por consequência morrem.

O mês de março, por exemplo, foi de completa estiagem, prejudicando não só a pecuária como também a agricultura, quem apostou em plantar no inicio do ano já não tem mais tanta esperança de colher uma grande safra.

Por consequência da falta de chuvas, a população do Agreste Potiguar também vem sofrendo com o intenso calor, nem mesmo a noite tem sido de temperaturas amenas.

A boa notícia é trazida pela EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), segundo o órgão, o mês de Abril trará de volta a esperança do homem do campo e um alívio para os rebanhos, a previsão é de chuvas para todo o RN.

Se as previsões forem confirmadas, será o início do “inverno”, ou melhor, da estação chuvosa no Agreste Potiguar.