segunda-feira, 25 de abril de 2011

Força das águas...

Chuva derruba Torre da Igreja Matriz em Sousa

A segunda Torre sul da Igreja Matriz, Nossa Senhora dos Remédios chegou a desabar com a forte chuva que caiu no começo da noite deste domingo (25), na Cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. A cena foi 
presenciada pelo Padre Milton Alexandre, responsável pela Igreja, por volta das 23hs.

A parte de cima da Torre não suportou a infiltração e desmoronou. Por sorte, não chegou a atingir vítimas.

Pessoas que terminavam de participar do evento Matriz das Artes, que acontece todos os domingos na Praça da Matriz, chegaram a presenciar o acontecimento também, e ficaram chocadas.

O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados, estiveram no local e fizeram a averiguação.
Conforme o Capitão Jean, Comandante do Corpo de Bombeiros em Sousa, há perigo da estrutura da Torre Sul que sobrou desabar, por causa das rachaduras, e com as contínuas chuvas que permanecem caindo na cidade.

Uma equipe da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) vai à cidade de Sousa, nesta terça-feira (26), realizar uma vistoria na Igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que teve uma de suas torres destruídas parcialmente pelas chuvas na noite do último domingo (24).

Os técnicos vão avaliar se as obras para a reconstrução da outra torre (norte) influenciaram no desmoronamento da torre sul, além de realizarem estudos para incluir a recuperação da parte danificada recentemente no projeto de restauração.

O superintende da Suplan, Orlando Soares explicou que as obras para a reconstrução da torre norte da igreja foram reiniciadas no dia 13 deste mês, quando o governador Ricardo Coutinho visitou o local, juntamente com o padre Francisco Milton Alexandre, o prefeito Fábio Tyrone, e secretários de Estado, e pediu agilidade na conclusão dos trabalhos.

A torre norte da Igreja Nossa Senhora dos Remédios desabou no dia 29 de abril de 2007, também devido às fortes chuvas que atingiram à cidade. “A torre que desabou neste domingo não é a que está passando por intervenções. A torre que está em reforma é a torre norte e a que caiu é a torre sul. Vamos analisar se as obras abalaram de alguma forma a outra parte e vamos providenciar para que também seja recuperada|”, garantiu.

As obras de reconstrução da torre da igreja são executadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e contam com a acompanhamento do Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraiba (Iphaep).

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios teve sua construção concluída no ano de 1812 e é uma das mais belas do Sertão paraibano.

Fonte: Correio da Paraíba