quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Energia eólica abre novo ciclo econômico no RN”, garante Jean-Paul Prates
Segundo ele, o estado ganha um alívio no sistema de transmissão além de garantir “certa autonomia e segurança energética"

Estudioso e consultor na área de energia, o diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates, vislumbra um futuro promissor para o estado no setor eólico. “Energia eólica abre novo ciclo econômico no Rio Grande do Norte”, garantiu.

Ex-secretário estadual de Energia, ele explica que a eólica “representa mais uma fonte interessante de energia”. “É uma fonte limpa até pouco tempo desacreditada e que o estado ajudou a provar sua viabilidade com seu potencial e a presença nos leilões do setor”, comentou durante entrevista.
Segundo ele, o estado ganha um alívio no sistema de transmissão além de garantir “certa autonomia e segurança energética”. “É uma realidade no mundo e há uma disputa saudável entre os estados por viabilizar projetos nos leilões federais onde o governo compra energia em um contrato de 20 anos”, disse.

Jean-Paul destacou o trabalho do governo estadual na área de energia eólica “com o secretário Benito (Gama, do Desenvolvimento Econômico) e a governadora Rosalba”. O diretor-geral do Cerne afirmou que foram criadas as condições de logística de operação e consolidou o processo federal de leilões e linhas de transmissão.

Fonte: nominuto.com