quarta-feira, 23 de março de 2011

Área de proteção é ampliada no Agreste

Durante o evento de apresentação das atividades decorrentes da Semana da Água, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Robinson Faria, falou também da importância da assinatura do decreto que amplia a área de proteção ambiental de Piquiri-Una, na região Agreste do Estado. A unidade de conservação passará dos atuais 12 mil hectares para 40 mil hectares, abrangendo os municípios de Goianinha, Canguaretama, Pedro Velho, Espírito Santo e Várzea.

"A preservação da área é importante para conservar essa região de nascentes e remanescentes de florestas nativas do Estado. Com o aumento da área de proteção, serão incorporadas as bacias hidrográficas dos rios Jacú, Catú e Curimataú, ou seja, é uma área muito rica em recursos hídricos", informou o secretário.

Questionado sobre as denúncias de desvio de água que ocorrem no Rio Grande do Norte (24 mil litros por dia), Robinson Faria afirmou já terem sido encontrados dois casos de desvio no Estado, e que já foram enviados à Procuradoria Geral do Estado para que o órgão tome as devidas providências em relação ao problema. "A Semarh irá trabalhar para conseguir fazer o monitoramento de todas as barragens do Estado, principalmente as que se encontram em situação de risco. Para isso, foi feita a revisão do Plano Estadual dos Recursos Hídricos. Gerir esse plano é um dos objetivos da minha gestão", finalizou.

Fonte: Diário Online